SOLARMINE

EFEITOS DAS SOMBRAS NOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Quais métodos para otimizar sua usina com sombras e porque evitá-las ao máximo.

Uma das grandes preocupações de quem pretende instalar uma usina fotovoltaica são as sombras causadas por construções, chaminés, vegetação e até mesmo outros painéis, e isso quer dizer que talvez não poderemos instalar os painéis onde estava pensando. Mas não se preocupe, acharemos o lugar perfeito.

Estas sombras se tornam um problema pela redução drástica na produção dos módulos fotovoltaicos mesmo que sejam parciais e cubram somente algumas células de um painel, já que normalmente eles são ligados em série. Para painéis ligados dessa maneira, quando há uma queda na produção de um módulo todos os outros sofrem uma redução na potência, ocasionando assim um déficit na geração diária, e ninguém vai querer isso, não é verdade?

Quando se torna impossível fugir da sombra no local onde será instalado os painéis tem-se algumas possibilidades de reduzir esses “danos”, a utilização de micro inversores e otimizadores são perfeitos para estes casos, isso porque eles utilizam menos placas em uma MPPT, ( Maximum Power Point Tracking – Que é o RASTREAMENTO de ponto de potência usado para maximizar a extração de energia independente da condição),  o que permite que um painel fotovoltaico com sombreamento não atrapalhe a eficiência dos demais.

Quando se tem um sombreamento parcial nos painéis há uma grande variação na temperatura das células, podendo gerar a médio e longo prazo um dano aos módulos, tendo-se o efeito chamado de hotspot, que se caracteriza pela alta variação de temperatura entre uma célula e outra no mesmo módulo , e quando identificamos isso, preferimos trabalhar com painéis que já vêm com dispositivos específicos para reduzir este danos. Estes dispositivos são chamados de DIODO BY-PASS).

Para conseguirmos explicar melhor sobre o que estamos falando, precisamos explicar como é o funcionamento do diodo dentro dos módulos solares. Os módulos solares são compostos por fileiras de células e normalmente cada diodo é responsável por duas fileiras, permitindo assim, que se o sombreamento interferir em uma ou duas fileiras afetará cerca de 33% da produção, e no caso de interferir em mais de duas poderá afetar em aproximadamente 67%. Sabemos que é uma assunto bem técnico, mas nosso objetivo é trazer cada vez mais informações para nossos clientes e leitores de modo que conheçam cada dia mais sobre energial solar.

Para o aproveitamento máximo na hora de produzir sua própria energia , é preciso fugir ao máximo destas sombras, mas caso não seja possível, é indispensável ter por perto um profissional ou uma empresa que possa indicar a meneira de conseguir o melhor aproveitamento. Reforçamos que o melhor será evitar as sombras em horários com maior incidência solar como de 09:30h as 14:30h, isso porque são nesses horários que há um pico de produção.

Esperamos ter trazido mais conhecimento para você quanto a produção de energia solar fotovoltaica. Se tiver alguma dúvida sobre o tema, ou queira mais informações estamos à disposição através dos canais de contato. Seja através de telefone, email ou até pelas redes sociais.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!

O seu caso é diferente?

Compartilhe conosco a sua situação e deixe que um de nossos especialistas avalie como podemos te ajudar!